Nova regra libera desconto de 40% em multas de trânsito; saiba como ter acesso

No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou 5.586.680 multas de trânsito, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Muitas dessas infrações podem ser pagas com um desconto de 40%, uma novidade para diversos motoristas.

Nova regra libera desconto de 40% em multas de trânsito; saiba como ter acesso. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Esse benefício de redução nas multas de trânsito está disponível para quem utiliza o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e se cadastra no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A adoção dessa ferramenta representa uma alternativa eficaz para minimizar o impacto financeiro das autuações.

Com a possibilidade de desconto, a CDT se torna uma solução atrativa, aliviando o bolso de milhões de motoristas. Essa medida visa incentivar o uso de tecnologias que facilitam a gestão de infrações. Com o cadastro no SNE, os motoristas recebem notificações de autuações e penalidades interestaduais pela internet.

Esse sistema digital traz a conveniência de acompanhar multas de trânsito eletronicamente, evitando atrasos e extravios de correspondências. Caso o usuário decida não mais utilizar o serviço, o cancelamento pode ser realizado a qualquer momento.

A adesão ao SNE, portanto, não só reduz os custos, mas também simplifica a comunicação e gestão das multas de trânsito, oferecendo mais controle e comodidade aos motoristas. Neste artigo eu te explico tudo sobre as novas regras da CNH, confira!

Como obter o desconto nas multas de trânsito?

  1. Para obter descontos no pagamento, o condutor deve reconhecer a responsabilidade pela infração. Isso significa que ele não pode apresentar defesa prévia ou recorrer da autuação.

  2. Se a infração foi cometida por outra pessoa, o proprietário do veículo pode indicar o motorista responsável através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo é simples e pode ser feito diretamente no menu “Infrações” do aplicativo.

  3. Para aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e obter o benefício, é necessário se cadastrar na CDT, disponível para Android e iOS, ou no Portal de Serviços do Denatran, na seção “Minha Adesão ao SNE”. O sistema aceita pessoas físicas e jurídicas, mesmo sem CNH, usando o RENAVAM.

  4. O desconto é aplicado automaticamente se não houver apresentação de defesa ou recurso, mas é válido apenas até o vencimento da multa.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile