Em mais uma demonstração de compromisso com o bem-estar dos brasileiros, o governo Lula anunciou, nesta semana, uma nova redução nas taxas de juros para empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A partir de agora, os aposentados e pensionistas poderão contratar empréstimos consignados com taxas de juros ainda menores. A taxa máxima para o empréstimo consignado tradicional caiu de 1,76% para 1,72% ao mês. Já para os cartões de crédito consignado, a taxa máxima passou de 2,61% para 2,55% ao mês.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o empréstimo consignado, confira.
Por que essa redução é importante?
A redução das taxas de juros do consignado traz diversos benefícios para os aposentados e pensionistas, como:
- Mais economia: com juros menores, as parcelas do empréstimo ficam mais baratas, permitindo que os beneficiários economizem dinheiro;
- Maior poder de compra: ao pagar menos juros, os aposentados e pensionistas podem destinar mais recursos para outras necessidades;
- Acesso mais fácil ao crédito: as taxas de juros mais baixas tornam o crédito consignado mais acessível para um maior número de pessoas.
Apesar das reduções nas taxas dos empréstimos, é importante lembrar que é fundamental que os beneficiários do INSS fiquem atentos a possíveis fraudes. Uma auditoria recente revelou que alguns bancos ainda estão cobrando taxas acima do limite estabelecido. Por isso, antes de contratar qualquer empréstimo, compare as ofertas de diferentes instituições e verifique se as taxas estão de acordo com o regulamento.
Com essa novidade na redução das taxas, o governo tem demonstrado um compromisso em continuar trabalhando para reduzir os custos do crédito para os aposentados e pensionistas. É possível que novas reduções nas taxas de juros sejam anunciadas nos próximos meses.