Nova regra do FGTS determina prazo de VENCIMENTO para retirar o saque-aniversário

A nova regra do FGTS, que entrou em vigor no dia 1º de agosto de 2024, permite que trabalhadores nascidos neste mês comecem a acessar o saque-aniversário. Essa modalidade oferece a possibilidade de retirar uma parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano.

Nova regra do FGTS determina prazo de VENCIMENTO para retirar o saque-aniversário. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Para aproveitar o saque-aniversário, os trabalhadores devem realizar a adesão até o último dia do mês de seu aniversário. No caso dos nascidos em agosto, o prazo para efetuar o resgate do FGTS vai até 31 de outubro de 2024, com a disponibilidade do benefício se estendendo por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

A nova regra do FGTS traz a possibilidade de saque-aniversário, permitindo que trabalhadores retirem uma parte do saldo de sua conta anualmente. Para utilizar essa opção, é necessário aderir por meio do aplicativo oficial do FGTS ou do site da Caixa.

Optar pelo saque-aniversário significa abrir mão do direito de retirar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. No entanto, o trabalhador ainda mantém o direito de receber a multa de 40% sobre o valor total do fundo. Neste artigo eu te explico tudo sobre o risco de extinção dessa modalidade. Confira!

Calendário do saque-aniversário pelo FGTS em 2024

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile