Mais um benefício complementar será incluso no Bolsa Família; veja valores e critérios

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação é o sonho de muitos brasileiros, porém, muitos não possuem condições financeiras para entrar na autoescola. Pensando em ajudar essas pessoas, o Governo Federal implementou o programa CNH Social dentro do Bolsa Família. Veja como participar! 

Mais um benefício complementar será incluso no Bolsa Família; veja valores e critérios
Imagem: FDR

 

A iniciativa foi desenvolvida através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O objetivo é capacitar os inscritos no Bolsa Família e oferecer a possibilidade da realização do sonho da CNH nas categorias A e B. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica sobre a CNH Social. Confira aqui.

Quem pode receber o benefício complementar da CNH gratuita?

Para se inscrever no Programa CNH Social, os interessados devem atender a alguns critérios específicos:

  • Apenas os beneficiários cadastrados e que estão recebendo o auxílio financeiro do Bolsa Família podem participar;

  • Os candidatos devem ter a partir de 18 anos de idade;

  • É preciso ter o ensino fundamental completo;

  • Os participantes devem apresentar documentos pessoais válidos, como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os beneficiários do Bolsa Família que ainda não possuem Carteira Nacional de Habilitação são prioridade no programa da CNH Social. 

Como se inscrever para receber o benefício complementar do Bolsa Família?

A inscrição no programa pode ser feita em dois formatos: online e presencial. Para isso, o interessado deverá pesquisar se o Detran do seu estado oferece o programa. 

Caso sim, será necessário:

  • Preencher um um formulário com informações pessoais e anexação dos documentos necessários no online;

  • Em casos onde a inscrição não pode ser feita pela internet, a solicitação deve ser feita pessoalmente em centros de referência do Programa CNH Social do município; 

  • O beneficiário do Bolsa Família deve levar a documentação exigida e obter orientação presencial.

Após a aprovação no programa, os participantes seguirão algumas etapas até receber a CNH. São elas: curso teórico, curso prático, exames teóricos e práticos.

Outras informações sobre a CNH Social e o Bolsa Família estão disponíveis aqui no FDR.

 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).