Idosos ganham direito a BOLADA do FGTS ao dar entrada nas aposentadorias

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Agora, os idosos que derem entrada no pedido do benefício poderão receber um valor turbinado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Veja como receber o valor turbinado do auxílio. 

Idosos ganham direito a BOLADA do FGTS ao dar entrada nas aposentadorias
Imagem: FDR

 

Uma das opções de saque do FGTS permite que o trabalhador idoso receba tudo o que foi acumulado na sua conta durante o tempo trabalhado. Todas as contas abertas no nome do aposentado, inclusive inativas, poderão finalmente ser sacadas. 

Segundo Lila Cunha, especialista do FDR, o saque do fundo na aposentadoria dá ao idoso a oportunidade de receber tudo o que tem disponível no seu Fundo de Garantia. É possível esvaziar todas as contas, até mesmo aquelas que ficaram bloqueadas pela demissão por justa causa. 

Como receber a bolada do FGTS na aposentadoria?

Para receber o abono do FGTS, o idoso precisa ser aprovado para receber a aposentadoria. Assim, o benefício é pago integralmente ao trabalhador, independente da modalidade escolhida (ex: aposentadoria por invalidez). 

O valor é de 8% do salário do funcionário.

Como solicitar o saque do FGTS na aposentadoria?

  • Acesse o aplicativo do FGTS Digital;

  • Clique na opção “Meus Saques”;​​​​​​

  • Escolha a opção “Outras Situações de Saques”; ​

  • Selecione o motivo do saque “Aposentadoria”

  • Leia as condições e documentos necessários para o saque e clique em “Solicitar Saque”; ​

  • Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira;

  • Envie os documentos solicitados;

  • A validação dos dados serão avaliados pela Caixa. Após aprovação, o valor será creditado em sua conta.

Novo prazo de pagamento do FGTS começa a valer neste mês

Os trabalhadores de carteira assinada já podem comemorar: o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já foi liberado pelo Governo Federal.

A modalidade com pagamentos disponíveis é a de saque-aniversário. Ou seja, os funcionários recebem de acordo com o mês de nascimento. Esse saque permite que uma parte do saldo do FGTS seja retirado.

Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).