Segurado que está recebendo o auxílio-doença pode transformá-lo em um benefício permanente. Ou ainda receber outro benefício adicional a partir dele. A solicitação de ambos pode ser feita pela internet. O FDR te explica melhor sobre essas solicitações.
O auxílio-doença é pago pelo INSS aos trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias. A partir dele também é possível acessar outros benefícios também do Instituto Nacional do Seguro Social.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França ensina como usar o Atestme, confira:
Quando solicitar o auxílio-doença?
- O benefício pode ser solicitado a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até o 30º.
- Após a solicitação o segurado passa por uma perícia médica, nela é feita a comprovação de que o cidadão precisa de fato do benefício.
- Em geral essa perícia é realizada presencialmente, mas em alguns casos o INSS aprova o benefício através da perícia documental, o Atestmed.
- De acordo com as regras do INSS é necessário cumprir com a carência mínima de 12 contribuições ao INSS.
- Atualmente chamado de Benefício por Incapacidade Temporária, ele só pode ser solicitado pelo Meu INSS.
- Segundo a colunista Lila Cunha, especialista do FDR, as regras de prorrogação do auxílio-doença mudaram recentemente.
Benefícios concedidos a partir do auxílio-doença
- Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por invalidez): É concedida quando é comprovado que não há mais condições de o profissional permanecer no mercado de trabalho. Geralmente ele passa por uma reabilitação profissional antes de ter esse benefício aprovado.
- Auxílio-acidente: Quando o afastamento é decorrente de um acidente, o cidadão pode ser beneficiado com o auxílio-acidente, clique aqui e saiba mais.
Vale lembrar que o auxílio-doença é um dos focos da revisão dos benefícios do INSS que foi intensificada neste mês de agosto. A partir desse procedimento os segurados serão convocados para perícias médicas presenciais.