Trabalhadoras têm o PIS/PASEP bloqueados pela Caixa por motivo curioso

Em agosto, a Caixa Econômica Federal (CEF) realiza o último pagamento do PIS/PASEP 2024 para trabalhadores nascidos em novembro e dezembro que estiveram empregados em 2022. Esses valores são essenciais para a regularização e beneficiamento dos trabalhadores.

Trabalhadoras têm o PIS/PASEP bloqueados pela Caixa por motivo curioso. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Para o próximo ciclo, referente ao PIS/PASEP ano-base 2023, o pagamento está garantido. Os trabalhadores que tenham atuado com carteira assinada ao longo de 2023 e recebido entre um e dois salários mínimos por mês terão direito ao benefício.

Os trabalhadores domésticos estão excluídos do PIS/PASEP, que é destinado apenas a funcionários contratados por empresas. O benefício não se aplica a quem é empregado por pessoas físicas, como é o caso dos domésticos.

O PIS/PASEP é destinado exclusivamente para aqueles que têm vínculo empregatício com pessoa jurídica, o que não inclui os funcionários que trabalham diretamente para indivíduos em sua residência.

Veja abaixo quem tem direito ao PIS/PASEP e consulte o calendário ativo em 2024. Já neste artigo, eu te explico tudo sobre a possível antecipação do abono salarial em 2025. Confira!

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Novo calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2024

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile