O documento que comprova a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é chamado de Extrato de Contribuição (CNIS). Ao fazer o login no Meu INSS com CPF e senha, o sistema reconhece os dados do trabalho e libera o histórico com todas as contribuições.
Para emitir o documento de contribuição do INSS o trabalhador pode acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS. Há um menu com várias opções de serviço, entre eles o “Extrato de Contribuições” que pode ser salvo em PDF ou compartilhado.
Tipos de extratos disponíveis no INSS
O extrato de contribuição ao INSS é um documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do trabalhador.
São informações que foram encontradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Existem três tipos de extratos:
- Relações Previdenciárias: com informações dos períodos trabalhados ou contribuídos;
- Relações Previdenciárias e Remunerações: com informações dos períodos trabalhados ou contribuídos e os valores das remunerações; e
- Ano Civil: com informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019.
Como emitir o extrato de contribuições do INSS
O extrato de contribuições do INSS pode servir para comprovar vínculo empregatício, ou para provar que pagou ao INSS para conseguir determinado benefício previdenciário.
Também serve como uma forma de acompanhar se o empregador está cumprindo com seu papel e alinhando a folha de pagamento do funcionário com a contribuição previdenciária.
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login usando os mesmos dados do portal gov.br;
- No menu de serviços a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Esta opção permite visualizar todas as contribuições registradas em seu nome;
- Visualize e baixe o arquivo do seu extrato.
Caso identifique alguma divergência de dados, o segurado pode solicitar a correção através do portal ou aplicativo Meu INSS ou pela central 135.