Mais de 72 mil famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado nos meses de julho e agosto deste ano. Essa situação não é definitiva, mas pode fazer com que muita gente deixe de receber os depósitos. Entenda melhor a situação e o que fazer.
A revisão cadastral do Bolsa Família vem sendo feita em todo o país há alguns meses. O grande objetivo é atualizar os cadastros antigos e garantir que as famílias estejam cumprindo com as regras do programa. Segundo o MDS 93,6% dos beneficiários cumpriram com as condicionalidades neste ano.
Quando acontece um descumprimento, é encontrada fraude ou irregularidade, o Bolsa Família é bloqueado. Após isso ele pode ser suspenso ou cancelado.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França ensina como consultar a aprovação no Bolsa Família, confora:
Bloqueio do Bolsa Família
- O bloqueio é uma das primeiras medidas adotadas pelo MDS logo após o beneficiário receber a advertência.
- A partir do bloqueio o cidadão precisa regularizar a sua situação e só após isso poderá voltar a receber o depósito.
- Quando as famílias não voltam a cumprir com a regra dentro do prazo de 12 meses, acontece o cancelamento do benefício.
- Entre julho e agosto 72.542 famílias tiveram a suspensão total ou parcial do benefício.
- O cancelamento também atinge aquelas pessoas que não atendem aos requisitos do Bolsa Família, atualmente cerca de 2%, mas ainda assim recebem o benefício.
- Para ser mais assertivo, o MDS decidiu adotar o uso de IA (Inteligência Artificial) para a identificação dessas pessoas.
Como descobrir o motivo do bloqueio do Bolsa Família?
- Duas situações podem levar ao bloqueio: desatualização de dados do CadÚnico e descumprimento das regras do programa, por exemplo, a frequência mínima escolar.
- Basta acessar o aplicativo Bolsa Família ou ligar para a Central de Atendimento pelo número 111.
- Lila Cunha, especialista do FDR, ensina como atualizar o CadÚnico.