CRAS faz convocação URGENTE para 3 grupos registrados no Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família foram surpreendidos com o anúncio do Governo Federal. A partir de agora, três grupos viraram prioridade para o pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja quem são esses grupos e o que é obrigatório para manter o benefício. 

CRAS faz convocação URGENTE para 3 grupos registrados no Bolsa Família
Imagem: FDR

 

Para garantir o benefício, o inscrito no Bolsa Família precisa fazer uma renovação cadastral no Cadastro Único. 

O recadastramento é uma medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para garantir que apenas os brasileiros que realmente precisam do incentivo financeiro do maior programa social do país continuem sendo beneficiados. 

Como saber se faço parte do grupo escolhido para o pente-fino do Bolsa Família?

O Governo Federal escolheu três grupos como prioridade para o recadastramento do maior programa de transferência de renda do país. Veja quais são:

  1. Dados desatualizados há mais de dois anos: famílias que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos devem se recadastrar;

  2. Inconsistências cadastrais: famílias com erros ou divergências no Cadastro Único (CadÚnico) precisam corrigir suas informações. Caso novos membros sejam acrescentados a família, o responsável deve atualizar o seu cadastro;

  3. Mudanças de endereço ou composição familiar: alterações na residência ou na composição familiar devem ser comunicadas e atualizadas.

O que preciso apresentar durante a renovação cadastral do Bolsa Família?

A renovação cadastral do Bolsa Família está disponível pela Internet?

Anteriormente, o Governo Federal permitia que os beneficiários renovassem o cadastro do CadÚnico pela Internet. No entanto, devido a inconsistências nas informações, o MDS desativou a opção de atualização no site e no aplicativo do CadÚnico.

Agora, para realizar o recadastramento, o beneficiário deve agendar um atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município.

A especialista Laura Alvarenga explica mais sobre o Bolsa Família. Confira aqui.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile