O Governo Federal surpreendeu ao anunciar mudanças nas regras para o recadastramento do Bolsa Família. A partir de agora, cinco grupos precisam passar pela renovação cadastral. O FDR reuniu os grupos e quais são os documentos necessários para garantir o benefício.
O recadastramento é uma medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para garantir que apenas os brasileiros que realmente precisam do incentivo financeiro do maior programa social do país continuem sendo beneficiados.
Lila Cunha, especialista e colaboradora do FDR, explica sobre o Bolsa Família. Confira aqui.
Quem precisa fazer a renovação cadastral do Bolsa Família?
Cinco grupos foram escolhidos pelo Governo Federal como prioridade para o recadastramento do maior programa de transferência de renda do país. Veja quais são:
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Dados desatualizados há mais de dois anos: famílias que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos devem se recadastrar;
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Inconsistências cadastrais: famílias com erros ou divergências no Cadastro Único (CadÚnico) precisam corrigir suas informações;
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Mudanças de endereço ou composição familiar: alterações na residência ou na composição familiar devem ser comunicadas e atualizadas;
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Convocações do MDS: famílias convocadas pelo MDS devem atualizar seus dados no CRAS ou na Prefeitura.
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Inclusão de novos dependentes: famílias que adicionaram novos membros devem atualizar o cadastro para ajustar o benefício.
Quais são os documentos necessários para a renovação cadastral do Bolsa Família?
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CPF;
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Título de Eleitor;
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Documento de identificação com foto;
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Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.
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CPF e Título de Eleitor de todos os familiares;
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Certidão de Nascimento ou Casamento dos familiares;
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Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho de todos os integrantes da família.
Posso fazer a renovação cadastral do Bolsa Família pela Internet?
Anteriormente, o Governo Federal possibilitava ao beneficiário a renovação do cadastro do CadÚnico pela Internet.
Porém, após perceber inconsistências nas informações, o MDS desabilitou a opção de atualizar as informações no site e aplicativo do CadÚnico.
Agora, para o recadastramento, o beneficiário precisa agendar um horário de atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.