Atenção! Meu INSS libera consulta ao pente-fino do BPC on-line

Depois de confirmar o pente-fino no BPC (Benefício de Prestação Continuada), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está divulgando a lista dos cidadãos que serão convocados neste processo. Para verificar se o seu nome foi escalado, basta fazer a consulta no App Meu INSS. 

https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/previdencia-social-dinheiro-homem-fdr-2.jpg
Atenção! Meu INSS libera consulta ao pente-fino do BPC on-line
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Conforme já estava previsto, o pente-fino do BPC começou em 1º de agosto. A expectativa é cortar da lista de contemplados pelo menos 600 mil beneficiários, pessoas que já não atendem mais as regras que dão direito ao pagamento.

Para descobrir quem são essas pessoas o INSS está fazendo o cruzamento de dados entre bases públicas, a fim de descobrir se o Cadastro Único está atualizado. E ainda, se foram encontradas informações sobre aumento de renda ou melhora da incapacidade.

Consultar pente-fino do BPC pelo Meu INSS

De acordo com as portarias conjuntas publicadas pelo INSS, Ministério do Desenvolvimento Social e da Previdência Social, o Meu INSS será um canal para convocar os cidadãos para o pente-fino do BPC.

Segundo Ministério do Desenvolvimento Social, serão convocados 1,25 milhões de pessoas que recebem o BPC. A lista será divulgada por lotes, por isso é preciso estar frequentemente acessando o App para verificar se foi chamado.

  • Acesse o site do Meu INSS ou aplicativo;
  • Sem fazer login, na primeira página procure por “Revisão BPC”;
  • Agora, informe o número do seu CPF;
  • Pronto, o sistema vai informar se você foi convocado.

O que fazer se foi convocado no pente-fino do BPC?

Em caso de convocação é preciso que o titular do benefício ou seu representante legal compareça ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município.

Na ocasião, será preciso levar todos os documentos que comprovem que tem direito de receber o BPC. Como: comprovante de renda, laudos médicos, atestado de pobreza e outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com