Lista de CPFs bloqueados no Bolsa Família de AGOSTO foi publicada para consulta

Existem algumas situações que podem bloquear o pagamento do Bolsa Família e colocar o cidadão em um cenário difícil. Para entender se corre o risco de ter seu auxílio cessado em agosto o titular já deve procurar formas de consulta

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Lista de CPFs bloqueados no Bolsa Família de AGOSTO foi publicada para consulta
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A lista com os CPFs bloqueados no Bolsa Família já pode ser acessada. O pagamento de agosto tem início a partir do dia 19, e os interessados devem conferir se o seu cadastro está correto para ter acesso ao benefício. 

Como consultar se o Bolsa Família foi bloqueado?

Para consultar se o Bolsa Família foi bloqueado em agosto e se preparar financeiramente para o mês que acaba de começar, o titular do benefício pode usar canais como:

  • App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
  • App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
  • Ligando para a Caixa – telefone 111;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121. 

Se houver o bloqueio haverá a notificação em um desses canais.  

O que pode bloquear o Bolsa Família?

O Bolsa Família é bloqueado quando o governo identifica algum tipo de irregularidade no cadastro dos beneficiários.

O bloqueio pode acontecer em situações como:

  • Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
  • Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
  • Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
  • Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
  • Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos. 

O bloqueio é preventivo, isso significa que é possível voltar a receber. Para isso o cidadão deve cumprir com o critério que estava pendente, e voltar ao CRAS para atualização cadastral.

Este processo deve ser feito em no máximo 60 dias para conseguir ter acesso ao auxílio novamente, sendo que o mês que ficou represado será devolvido. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com