Lista de CPFs bloqueados no Bolsa Família de AGOSTO foi publicada para consulta

Existem algumas situações que podem bloquear o pagamento do Bolsa Família e colocar o cidadão em um cenário difícil. Para entender se corre o risco de ter seu auxílio cessado em agosto o titular já deve procurar formas de consulta

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Lista de CPFs bloqueados no Bolsa Família de AGOSTO foi publicada para consulta
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A lista com os CPFs bloqueados no Bolsa Família já pode ser acessada. O pagamento de agosto tem início a partir do dia 19, e os interessados devem conferir se o seu cadastro está correto para ter acesso ao benefício. 

Como consultar se o Bolsa Família foi bloqueado?

Para consultar se o Bolsa Família foi bloqueado em agosto e se preparar financeiramente para o mês que acaba de começar, o titular do benefício pode usar canais como:

  • App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
  • App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
  • Ligando para a Caixa – telefone 111;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121. 

Se houver o bloqueio haverá a notificação em um desses canais.  

O que pode bloquear o Bolsa Família?

O Bolsa Família é bloqueado quando o governo identifica algum tipo de irregularidade no cadastro dos beneficiários.

O bloqueio pode acontecer em situações como:

  • Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
  • Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
  • Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
  • Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
  • Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos. 

O bloqueio é preventivo, isso significa que é possível voltar a receber. Para isso o cidadão deve cumprir com o critério que estava pendente, e voltar ao CRAS para atualização cadastral.

Este processo deve ser feito em no máximo 60 dias para conseguir ter acesso ao auxílio novamente, sendo que o mês que ficou represado será devolvido. 

 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com