O hábito de desligar três eletrônicos pode contribuir para o aumento da vida útil deles e ajudar na redução do gasto com energia. Especialista aponta que os benjamins e as extensões precisam ser evitados. Veja mais informações agora.
Praticamente todas as casas brasileiras possuem algum aparelho eletrônico, seja televisão, geladeira, máquina de lavar, entre outros. Eles são parte essencial do nosso dia a dia, mas acaba também gerando um gasto de energia, que muitas vezes pode ser reduzido pelo consumidor.
O chamado stand-by é o grande vilão da conta de luz, segundo alguns especialistas 12% do consumo de energia elétrica acontece neste sistema.
O que é Stand-by?
- Ele é uma espécie de modo de espera.
- É usado para inicialização mais rápida do aparelho. É como se o aparelho já estivesse esperando ser ligado, mesmo estando “desligado”.
- Para se o aparelho eletrônico está em stand-by é só conferir se há alguma luz ligada nele enquanto ele está na tomada, mas sem utilização.
- Provavelmente você vai perceber que a televisão estará com essa luz acesa.
- Isso significa que ela está consumindo energia mesmo sem estar em uso.
- Vale lembrar também que manter os aparelhos ligados enquanto se está fora de casa pode resultar em grandes perdas, caso ocorra um curto circuito.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é possível ter descontos na conta de luz com a Tarifa Social.
Três aparelhos eletrônicos que devem ser desligados
- Aquecedores elétricos, muito usados na época de frio, além do consumo de energia, mantê-los ligados por muito tempo pode resultar em um superaquecimento, o que estragaria o produto.
- Carregadores de celulares e notebooks, existe o risco de um aquecimento interno, fazendo com que os fios derretam, o que poderia resultar até mesmo em um incêndio.
- Extensões e adaptadores também precisam ser desligados da tomada, além disso, a recomendação é que não sejam ligados muitos aparelhos em uma mesma extensão.
- Por outro lado, alguns eletrodomésticos não devem ser desligados, é o caso da geladeira, sob o risco de estragar os alimentos.