Milhares de aposentados, pensionistas e beneficiários em geral tiveram seus pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipado. A medida foi tomada como uma forma do governo beneficiar um grupo de pessoas que foram atingidas por desastre natural.
Na antecipação de pagamentos do INSS o valor é repassado para os aposentados e pensionistas no primeiro dia do calendário, independente do seu número final de benefício ou do valor que eles têm direito.
A quantia chega mais cedo e assim os cidadãos conseguem movimentar o valor como desejarem. Para se ter uma ideia da vantagem, quem recebe mais que 1 salário mínimo só começa a receber a partir do primeiro dia do mês seguinte, no caso 1º de agosto.
Onde os pagamentos do INSS foram antecipados?
O Ministério da Previdência Social decidiu antecipar até o fim de 2024 os pagamentos do INSS para:
- Quem mora em cidades onde foi decretada situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
No início de maio os moradores deste estado passaram pela maior crise climática da sua história, com um volume de chuvas que atingiu mais de 1 milhão de pessoas. Foram mais de 180 mortes registradas no estado.
Calendário de pagamentos do INSS para o Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, como o calendário de pagamentos do INSS não vai seguir a ordem de depósitos nacional e os valores serão depositados sempre no primeiro dia do cronograma, a quantia vai cair em:
- Julho: 25 de julho;
- Agosto: 26 de agosto;
- Setembro: 24 de setembro;
- Outubro: 25 de outubro;
- Novembro: 25 de novembro;
- Dezembro: 20 de dezembro.
Para verificar exatamente quando o dinheiro fica disponível, e o valor pago no mês, dois dias antes do início do calendário é possível consultar as informações em “Extrato de pagamentos” no App Meu INSS.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!