Clientes do Itaú poderão usar o novo serviço gratuito do banco a partir de outubro deste ano. As transações devem ficar mais rápidas e fáceis com essa novidade anunciada nesta semana. Entenda melhor o que vai mudar.
Todos os bancos atualmente utilizam o PIX, mecanismo de pagamento instantâneo. Mas, o Itaú saiu à frente e vai lançar um novo recurso dentro dessa modalidade de pagamento. Com ele as transações poderão acontecer mais rapidamente. O recurso que já vem sendo avaliado pelo Banco Central poderá ser usado nas maquininhas do banco já em outubro deste ano.
Aprenda acabar com suas dívidas usando o PIX com o colunista do FDR Ariel França:
PIX mais rápido no Itaú
- O Itaú vai iniciar o PIX por aproximação, no modelo do pagamento por aproximação que já é utilizado atualmente no cartão de crédito.
- A diferença é que o valor será retirado da conta mais rapidamente.
- O sistema estará disponível em outubro em maquininhas da Rede e poderá ser usado através de carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay.
- Com essa medida aqueles consumidores que preferiam usar o pagamento com o cartão por aproximação ganham uma nova opção que também será rápida.
- A expectativa é de que a transação pelo PIX por aproximação ocorra em 6 segundos e não mais nos atuais 36 segundo atuais.
- Para garantir a segurança do consumidor será necessário fazer a aprovação da transação através de senha ou biometria.
- Para as empresas esse novo mecanismo deve possibilitar um atendimento mais rápido.
PIX por aproximação
- Segundo o presidente do Banco Central, a falta desse recurso acaba fazendo com que as pessoas prefiram usar cartão de crédito.
- Por isso, o BC já iniciou a elaboração do mecanismo de pagamento, o desenvolvimento acontece em parceria com as lojas de aplicativo, confira outras mudanças anunciadas pelo Banco Central.
De acordo com a especialista do FDR Lila Cunha o pagamento por aproximação tem gerado prejuízos para os consumidores, clique aqui e entenda o porquê.