INSS inicia o processo de REVISÃO salarial em seus benefícios; consulte os critérios

Foi confirmado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que pelo menos 800 mil benefícios devem ser revisados até o final do ano. O processo de verificação vai atingir os auxílios pagos por algum tipo de incapacidade física ou mental.

pente-fino inss
INSS inicia o processo de REVISÃO salarial em seus benefícios; consulte os critérios
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O objetivo do poder público ao revisar os benefícios do INSS é conseguir achar espaço no orçamento público, economizando para o próximo ano. Acredita-se que pelo menos 600 mil benefícios têm potencial para serem cortados.

Os cortes só acontecerão se o titular do benefício for descoberto tendo descumprido alguma regra que dá direito ao salário. E que a partir disso não haja como provar que atende aos critérios para receber.

As provas são a atualização dos dados, a documentação que indica a situação de pobreza, a contribuição previdenciária, e registros que prove que aquele cidadão atende aos critérios que dão direito ao benefício. 

Quem vai passar pelo pente-fino do INSS?

Devem passar pelo pente-fino do INSS os titulares de benefícios por incapacidade física ou mental. O governo anunciou que entram nesta lista os recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e do auxílio-doença. 

Eles serão convocados a comprovar que possuem direito ao salário. Na revisão de dados devem ser convocados:

Como vai funcionar o pente-fino do INSS

Inicialmente, o INSS, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério da Previdência Social decidiram que o BPC será o primeiro auxílio a passar pelo pente-fino.

A partir de agosto aqueles que recebem o salário social e não atenderem as regras que dão acesso a ele, ou forem descobertos com algum tipo de infração, correm o risco de ter o seu pagamento bloqueado.

De acordo com as portarias que regulamentam este processo o pente-fino vai funcionar assim:

O que fazer se for convocado para o pente-fino do INSS

Ao ser convocado pelo pente-fino do INSS, o prazo de inscrição ou de atualização cadastral no Cadastro Único é de 45 dias para municípios de até 50 mil habitantes. E de 90 dias para municípios com mais de 50 mil habitantes.

O aviso sobre a necessidade de comprovação de dados virá pelo extrato bancário, ou pelo App Meu INSS. 

A última consequência para quem não atender aos prazos é ter o cancelamento total do seu benefício. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile