Os pagamentos do saque-aniversário do FGTS foram liberados para os trabalhadores nascidos em agosto. Veja, abaixo, como funcionarão os pagamentos.
O saque-aniversário é uma opção que possibilita ao trabalhador retirar uma parcela do saldo do FGTS uma vez por ano.
Para solicitar o benefício, é preciso acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, ou fazer o procedimento pelo site da Caixa, no internet banking ou em uma agência.
Vale a pena solicitar o saque-aniversário do FGTS?
Entre as vantagens do saque-aniversário, destaca-se a possibilidade de acesso a parte dos recursos do FGTS de forma recorrente, o que pode ser útil em situações de emergência ou para planejamento financeiro.
No entanto, a desvantagem principal é que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador não poderá sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo retirar apenas a multa rescisória de 40%.
Recentemente, surgiram discussões sobre possíveis mudanças na modalidade, como o fim do bloqueio do saldo do FGTS para trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário. Isso pode facilitar o acesso aos recursos e tornar a modalidade mais atrativa para os trabalhadores.
Saque liberado para quem nasceu em agosto
Os nascidos em agosto têm de 1º de agosto até 31 de outubro para realizar o saque. Se o valor não for retirado até essa data, ele retorna automaticamente para a conta vinculada do FGTS.
O dinheiro é depositado na conta poupança digital Caixa Tem, podendo ser movimentado via aplicativo ou transferido para outra conta de sua preferência.
De acordo com a especialista Laura Alvarenga, o saldo disponível para resgate depende diretamente da quantia que o trabalhador possui em sua conta do FGTS. Para mais detalhes, clique aqui.