O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu início à revisão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em todo o país. Os segurados já estão sendo convocados neste mês de agosto para atualização de informações. A partir da revisão muitos benefícios serão bloqueados, veja como evitar.
A partir desde mês de agosto quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) será convocado para a revisão do benefício. Essa medida é voltada a identificação de irregularidades que geram despesas desnecessárias e altas. A revisão também atinge quem recebe o auxílio-doença.
A notificação será enviada via mensagem pelo aplicativo bancário ou até nos caixas eletrônicos ou ainda via SMS. Quem ainda não foi notificado poderá fazer a consulta pela internet, o FDR te ensina como.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França explica as regras do BPC:
Revisão do BPC
- O chamado pente-fino dos benefícios previdenciários é uma medida que acontece regularmente.
- Na última semana duas portarias com atualização das regras do BPC foram publicadas, nesta matéria eu te explico melhor.
- Segundo o INSS, a revisão será feita em lotes, neste primeiro 505.018 pessoas serão convocadas.
- Para descobrir se você é uma delas, acesse o site Meu INSS e confira se há alguma mensagem.
- Atualmente 806 mil pessoas estão com o dados do CadÚnico desatualizados há mais de quatro anos, outras 448 mil nunca fizeram registro no Cadastro Único, mas recebem o benefício.
Como atualizar os dados do BPC?
- Quem for convocado vai precisar comparecer em uma unidade do Cras (Centro de Referência e Assistência Social para atualizar os dados do CadÚnico.
- O prazo para atualização é de 45 dias, para cidades com até 50 mil pessoas, e até 90 dias, em localidades com mais de 50 mil habitantes.
- Quem não fizer a atualização dentro do prazo terá o benefício bloqueado e poderá atualizar os dados dentro de 30 dias, passado esse período o BPC será cortado.
A especialista do FDR Lila Cunha explica melhor quais são as regras do pente-fino do BPC.