Novo serviço lançado pelo Meu INSS promete ajudar aposentado a economizar

O portal Meu INSS, dedicado aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), oferece serviço de consulta aos interessados. Agora é possível consultar as taxas de juros do crédito consignado a fim de escolher o banco que tem as melhores condições. 

meu inss
Novo serviço lançado pelo Meu INSS promete ajudar aposentado a economizar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Pelo empréstimo consignado do INSS é possível comprometer até 35% do valor da sua renda para pagamento das parcelas do crédito. O governo federal, por meio do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) tem reduzido a taxa de juros desta operação. 

Desde março de 2023 até maio deste ano já foram oito cortes consecutivos no teto de juros deste tipo de crédito. Por isso, os segurados ganharam a opção de consultar onde o empréstimo é mais vantajoso por meio dos recursos do Meu INSS

Consultar teto de juros do consignado pelo App Meu INSS

Embora o empréstimo consignado seja um dos mais baratos do mercado, hoje o limite para esse tipo de crédito está em 1,66% ao mês, vale a pena considerar se a contratação é interessante.

Existem algumas considerações para serem feitas, e a taxa de juros total da operação influencia no resultado. Por isso o Meu INSS disponibiliza a consulta dessa cobrança sem necessidade de fazer login. 

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS (sem precisar de login e senha);
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”;
  • Ao lado do nome das instituições estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC). Essas taxas somente aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com