INSS dá início ao pente-fino e deixa ESTES segurados imunes do corte de salário

O governo começou a cumprir desde 1º de agosto a promessa de revisar os benefícios previdenciários. O pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve averiguar 800 mil pagamentos até o fim deste ano, mas deixou um grupo imune das revisões. 

inss
INSS dá início ao pente-fino e deixa ESTES segurados imunes do corte de salário
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O governo federal busca economizar nas despesas obrigatórias, e para isso tem como proposta revisão os benefícios do INSS e cortar quem perdeu o direito a eles.

O pente-fino ganha força a partir deste mês de agosto, e agora os segurados devem ser chamados para comprovação dos seus dados e dos requisitos que deram acesso ao benefício. 

Quem vai passar pelo pente-fino do INSS?

De acordo com as regras estabelecidas para o pente-fino do INSS, neste ano deverão passar pelo processo de verificação de dados:

Quem ficou imune ao pente-fino do INSS?

Embora o governo tenha anunciado o pente-fino para os benefícios pagos por incapacidade física ou mental, o INSS não vai revisar os pagamentos concedidos a:

Há expectativa de que esse público passe pelas revisões a partir de 2025.

Como vai funcionar a revisão dos benefícios do INSS

A convocação para o pente-fino do INSS vai ser feita por SMS, e-mail, correspondência enviada no endereço do cidadão ou pelo App Meu INSS. 

Revisão do BPC

Revisão do Auxílio-doença

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile