IDOSO do INSS afetado pela greve pode ser indenizado; saiba como

A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência (Sinssp-BR) é de que até o início de agosto seja intensificada a greve do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, os idosos que dependem deste seguro podem ser prejudicados

inss
IDOSO do INSS afetado pela greve pode ser indenizado; saiba como
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A greve do INSS começou na metade do mês de julho, os servidores reivindicam aumento salarial e maior valorização da carreira de Técnico do Seguro Social. Para pressionar o governo paralisaram parcialmente os serviços no atendimento presencial e no remoto. 

O cumprimento das metas dos servidores, que em junho chegava a 88%, caiu para menos de 20% em julho, afirmou o Sinssp-BR. 

“O INSS perdeu cerca de 60% da força de trabalho a partir da greve”, informou o sindicato em nota. 

Idosos têm direito a indenização pela greve do INSS?

Depende! A indenização pode ser solicitada por qualquer segurado do INSS que se sinta lesado pela greve. Por exemplo, ao perceber que o tempo de análise do seu pedido tem ultrapassado o tempo permitido por lei. 

Neste caso, pode entrar com um pedido de indenização na Justiça e aguardar o entendimento do poder judicionário. Podendo liberar a indenização em forma de pagamento retroativo do benefício solicitado.

Quer dizer, pagando o segurado pelo tempo entre o prazo de resposta do pedido que foi encerrado e a liberação do pagamento

Como usar os serviços do INSS na greve?

O INSS nega que os serviços estejam comprometidos com a greve, e recomenda que os segurados que necessitam de atendimento usem os serviços online. 

A opção é o App Meu INSS, ou site meu.inss.gov.br. Por lá é possível solicitar qualquer benefício previdenciário, além de acompanhar a sua solicitação, encaminhar os documentos necessários e consultar pagamentos e até mesmo pendências. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com