CNH sem pagamento para IDOSOS vira uma realidade no Brasil

Existem projetos de lei que pretendem dar gratuidade na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa idosa. A ideia é até mesmo estimular que os idosos continuem conduzindo seus automóveis. Em um único estado brasileiro esse projeto já é realidade. 

cnh
CNH sem pagamento para IDOSOS vira uma realidade no Brasil
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Existem alguns projetos de lei na Câmara dos Deputados que propõe isentar os idosos da cobrança da taxa de renovação da CNH.

Um deles é o PL nº 4036/2020 que sugere não cobrar das pessoas com mais de 65 anos os valores para renovação do Exame de Aptidão Física e Mental. Porém, o PL se manteve estagnado na Câmara. 

Enquanto nenhum projeto de lei federal é aprovado, os estados têm se posicionado com essa mesma proposta. No Amazonas não há cobrança para alguns idosos

Isenção da taxa de renovação da CNH no Amazonas

Em dezembro de 2018 passou a valer a Lei Complementar n. 256. Por meio dela fica garantida a gratuidade da renovação da CNH para idosos com mais de 70 anos de idade.

Para os condutores com mais de 70 anos é preciso que a renovação aconteça a cada três anos, a fim de medir sua aptidão física e mental. Por isso, quem consegue a gratuidade consegue uma boa economia. 

“A partir dos 70, a renovação deve ser feita de três em três anos, tendo em vista a necessidade de se avaliar as condições físicas e psicológicas do condutor. E quando o idoso ainda está na ativa, trabalhando como motorista de aplicativo, taxista, entre outros, o custo é ainda maior. Então, essa lei vem justamente para promover cidadania para aqueles que tanto já contribuíram com o Amazonas”, comenta Rodrigo de Sá.

Como pedir a isenção da taxa de renovação da CNH?

O pedido de isenção da taxa de renovação da CNH é feito no Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). Sendo que o governo do estado cobre apenas as taxas administrativas, os valores dos exames médicos continuam sendo obrigatórios

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile