O pagamento do terceiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) aconteceu na última quarta-feira (31). Quem não foi beneficiado com o depósito em conta pode conferir na malha fiscal se existe algum problema impedindo a liberação do dinheiro.
A malha fiscal impede que a restituição do IRPF seja paga ao contribuinte. Esse processo acontece para que o cidadão corrija as informações que foram enviadas de forma errada pela declaração do Imposto de Renda.
Inclusive no terceiro lote de pagamento da restituição, depositado nesta quarta-feira (31), foram inclusas restituições residuais. Isso é, são valores que não foram transferidos devido ao bloqueio da malha fina e agora após a correção foram finalmente liberados.
Como consultar a malha fina do IRPF?
A Receita Federal informa se a declaração está na malha fina e qual foi o motivo para reter o documento. Normalmente tem haver com dados enviados com erro (ex.: valores errados), ou alguma informação que não foi inclusa.
Para verificar se este é o motivo pelo qual sua restituição do IRPF ainda não foi paga o contribuinte deve:
- Acessar a página “Meu Imposto de Renda” da Receita Federal;
- Em seguida clicar em “Consultar Meu Imposto de Renda” e “Iniciar”;
- Fazer login pelo Gov.br;
- Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”;
- Haverão todas as informações.
O que fazer se tiver caido na malha fina do IRPF?
Caso tenha caido na malha fina do IRPF o contribuinte precisa corrigir as informações para conseguir desbloquear a restituição. Para isso precisa enviar uma declaração retificadora.
- Acesse o programa do IRPF 2024, ou a página que usou para enviar a declaração da primeira vez;
- Agora escolha a opção “Retificar” ao lado da declaração deste ano;
- O sistema vai abrir uma página para que uma nova declaração seja preenchida;
- Informe os dados dessa vez com os valores corretos;
- Envie.
Nem sempre a malha fina é o motivo para não ter sido incluso na restituição do IRPF, pode ter haver com a demora na entrega da declaração.