Não foi incluso no 3º lote da restituição do IRPF? Consulte a malha fina

O pagamento do terceiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) aconteceu na última quarta-feira (31). Quem não foi beneficiado com o depósito em conta pode conferir na malha fiscal se existe algum problema impedindo a liberação do dinheiro. 

IRPF
Não foi incluso no 3º lote da restituição do IRPF? Consulte a malha fina
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A malha fiscal impede que a restituição do IRPF seja paga ao contribuinte. Esse processo acontece para que o cidadão corrija as informações que foram enviadas de forma errada pela declaração do Imposto de Renda. 

Inclusive no terceiro lote de pagamento da restituição, depositado nesta quarta-feira (31), foram inclusas restituições residuais. Isso é, são valores que não foram transferidos devido ao bloqueio da malha fina e agora após a correção foram finalmente liberados. 

Como consultar a malha fina do IRPF?

A Receita Federal informa se a declaração está na malha fina e qual foi o motivo para reter o documento. Normalmente tem haver com dados enviados com erro (ex.: valores errados), ou alguma informação que não foi inclusa. 

Para verificar se este é o motivo pelo qual sua restituição do IRPF ainda não foi paga o contribuinte deve:

  • Acessar a página “Meu Imposto de Renda” da Receita Federal;
  • Em seguida clicar em “Consultar Meu Imposto de Renda” e “Iniciar”;
  • Fazer login pelo Gov.br;
  • Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”;
  • Haverão todas as informações. 

O que fazer se tiver caido na malha fina do IRPF?

Caso tenha caido na malha fina do IRPF o contribuinte precisa corrigir as informações para conseguir desbloquear a restituição. Para isso precisa enviar uma declaração retificadora. 

  • Acesse o programa do IRPF 2024, ou a página que usou para enviar a declaração da primeira vez;
  • Agora escolha a opção “Retificar” ao lado da declaração deste ano;
  • O sistema vai abrir uma página para que uma nova declaração seja preenchida;
  • Informe os dados dessa vez com os valores corretos;
  • Envie. 

Nem sempre a malha fina é o motivo para não ter sido incluso na restituição do IRPF, pode ter haver com a demora na entrega da declaração. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com