Todos os Microempreendedores Individuais precisam confirmar suas informações em novo sistema até 1º de agosto. Após a confirmação a comunicação entre os MEIs e os fiscais do Trabalho será mais eficaz. O cadastro é gratuito simples e o FDR te ensina agora como fazê-lo.
O DET é um sistema eletrônico administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele serve como um canal de comunicação direta, por isso todos os MEIs devem se cadastrar. Isso inclui aqueles que não têm funcionários.
O prazo que já deveria ter sido encerrado foi prorrogado e agora termina no próximo dia 1º de agosto. Se você é um Microempreendedor Individual e ainda não se cadastrou, corra, pois não deve haver nova prorrogação.
Cadastro no DET
Os empreendedores devem escolher entre as formas de cadastro listadas abaixo:
Usando Código de Acesso
- O acesso é feito pelo através do site do DET;
- Nesse caso é necessário informar CNPJ, CPF e Código de Acesso;
- Quem não tem código de acesso ou precisa alterá-lo, pode fazer isso em poucos minutos através do site da Receita Federal.
Usando Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal
- Pelo Domicílio Eletrônico Trabalhista
- Com os dados da conta Gov.br, que deve ser de nível ouro ou prata, clicando aqui eu te ensino como aumentar o nível da sua conta.
Usando Certificado Digital
- Essa opção também usa o site DET;
- Onde também é necessário informar CNPJ, CPF e Código de Acesso.
Depois de fazer o login é só informar o endereço atual, número de telefone e e-mail. Vale lembrar que o e-mail deve ser válido e o cidadão precisa ter acesso a ele.
De acordo com a especialista do FDR Laura Alvarenga, os MEIs acabam de ganhar uma oportunidade de ampliação dos seus negócios.