Ótima notícia para a população: a moradia gratuita para quem tem mais de 60 anos. A novidade foi anunciada pelo governo federal algum tempo após o presidente Lula tomar posse. A medida é válida para todo o país. O FDR te explica como ser beneficiado.
O Ministério das Cidades já está concedendo a moradia gratuita para idosos acima dos 60 anos. Com essa medida o governo pretende oferecer moradia digna para uma parcela da população que não tem condições de pagar um financiamento. As regras para aproveitar essa novidade você confere agora.
Moradia gratuita para idosos
- A medida faz parte do Minha Casa, Minha Vida – MCMV.
- Essa gratuidade é voltada aos beneficiários do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
- A expectativa do governo federal é beneficiar 600 mil famílias do Bolsa Família e 150 mil do BPC.
- Para quem já possui financiamento de imóvel pelo MCMV e fazia parte de um desses grupos, o governo fez o pagamento das parcelas que faltavam.
- Essa medida é focada em reduzir o déficit habitacional no país.
Condições para a moradia gratuita para idosos
- Para participar é necessário fazer parte da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que engloba quem tem renda mensal de até R$ 2.640.
- No cálculo de renda não são considerados os valores recebidos de benefícios como o auxílio-doença, seguro-desemprego, Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Para ser beneficiado é necessário procurar o órgão responsável na sua cidade.
- Depois de inscrita, a família terá os dados validados pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos financiamentos do MCMV.
- A oferta de moradia gratuita depende do orçamento público disponível.
Segundo a colunista Laura Alvarenga, especialista do FDR, a Caixa Econômica aprovou mudanças que vão facilitar o financiamento imobiliário.