Dinheiro extra cai para todos os trabalhadores brasileiros com conta na Caixa

Uma grande novidade para milhões de brasileiros! O governo liberou um saque extra do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), garantindo um dinheiro a mais no bolso de todos os trabalhadores, independente do tipo de contrato. Este valor extra está ligado ao lucro do FGTS, referente ao ano de 2023.

Dinheiro extra cai para todos os trabalhadores brasileiros
com conta na Caixa. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você tem uma conta ativa ou inativa no FGTS, seja você um trabalhador com carteira assinada, doméstico, rural, temporário, avulso, safreiro ou até mesmo atleta profissional, prepare-se para receber um abono especial. A ideia é injetar recursos na economia e aquecer o consumo.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Quando o dinheiro estará disponível?

O valor a ser creditado em sua conta depende do saldo que você tinha no FGTS em 31 de dezembro de 2023. Quanto maior o saldo, maior será o valor do saque extra. A boa notícia é que há um valor mínimo garantido de R$ 1.000,00.

Com isso, a Caixa Econômica tem até 31 de agosto para creditar o valor do lucro na conta dos trabalhadores. Assim, você poderá verificar o valor creditado e acompanhar o histórico de rendimentos no aplicativo FGTS ou no site da Caixa.

Vale lembrar que o valor a ser recebido é proporcional ao saldo que você tinha em sua conta no FGTS no final de 2023. Ou seja, quanto maior o saldo, maior será o valor do lucro. Você pode acessar o aplicativo FGTS para verificar se o dinheiro já está em conta.

O que é o FGTS?

Criado em 1966, o FGTS é um benefício trabalhista destinado a proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Todo empregador deve depositar mensalmente 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Esses valores são mantidos em contas individuais na Caixa Econômica. Assim, os recursos do FGTS podem ser utilizados pelos trabalhadores em diversas ocasiões, incluindo:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Aquisição da casa própria;
  • Tratamento de doenças graves.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.