Casa própria do TRABALHADOR agora pode ser comprada em baixo custo

Ter a casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador com carteira assinada, esse sonho pode virar uma realidade! Veja como utilizar o valor do FGTS para comprar imóveis. 

Casa própria do TRABALHADOR agora pode ser comprada em baixo custo
Imagem: FDR

 

O FGTS é um benefício liberado para todos os brasileiros formais para garantir uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa. O saldo do fundo pode ser utilizado como entrada na compra da casa própria e o valor, depositado mensalmente pela empresa onde o funcionário trabalha, pode ser utilizado no pagamento das prestações. 

A especialista Laura Alvarenga explica sobre o FGTS. Confira aqui.

Como comprar a casa própria utilizando o saldo do FGTS?

Para utilizar o saldo do FGTS na realização do sonho, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal:

  • Ter, no mínimo de três anos de trabalho com o FGTS, em uma ou mais empresas;

  • Ter saldo suficiente na conta do FGTS para a transação;

  • O imóvel deve ser urbano e destinado à moradia do titular;

  • O imóvel deve estar localizado no mesmo município onde o trabalhador exerce sua ocupação principal ou reside há pelo menos um ano;

  • O funcionário precisa respeitar o limite estabelecido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que pode variar conforme a região;

  • O trabalhador não pode ter outro imóvel residencial financiado pelo SFH na mesma localidade.

Existem vantagens em comprar a casa própria com o saldo do FGTS?

Utilizar o saldo do fundo apresenta alguns benefícios ao trabalhador brasileiro. Entre eles, estão: a redução no valor do financiamento com a diminuição das prestações e juros pagos ao longo dos anos; e a valorização do patrimônio do trabalhador com o investimento em um imóvel. 

Além disso, a quantia também pode ser utilizada para outras ações relacionadas à moradia. São elas: a construção de um imóvel, amortizar ou liquidar o saldo devedor de um financiamento; e o pagamento de 80% das prestações de um financiamento por um período de 12 meses.

Outras informações sobre o FGTS estão disponíveis aqui no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).