Novidade alegra trabalhadores: saque-aniversário do FGTS é desbloqueado pelo governo

Uma notícia que muitos trabalhadores aguardavam com ansiedade finalmente se tornou realidade: o governo anunciou o fim do bloqueio do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida, que afetava milhões de brasileiros, permitirá que os trabalhadores tenham acesso imediato ao seu dinheiro, independentemente do motivo da retirada.

Novidade alegra trabalhadores: saque-aniversário do FGTS é
desbloqueado pelo governo. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Com o fim do bloqueio, os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário poderão sacar o valor total do seu FGTS a qualquer momento, sem a necessidade de esperar um longo período, como era exigido anteriormente. Essa mudança traz mais flexibilidade e autonomia para os trabalhadores, que poderão utilizar o dinheiro para diversas finalidades, como quitar dívidas e investir.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o saque-aniversário, confira.

Por que a mudança?

O saque-aniversário foi criado como uma alternativa ao saque tradicional do FGTS, permitindo que os trabalhadores sacassem uma parte do seu fundo anualmente. No entanto, a regra do bloqueio em caso de demissão sem justa causa gerava grande insatisfação, pois muitos trabalhadores ficavam sem acesso ao dinheiro quando mais precisavam.

Com o fim dessa restrição, os trabalhadores terão mais segurança e tranquilidade, sabendo que poderão contar com o seu FGTS em qualquer momento, independentemente da situação.

Como ter acesso ao saque-aniversário?

Para ter direito ao saque-aniversário, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo FGTS. São eles:

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário. A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile