Lista de BLOQUEADOS no Bolsa Família de agosto já pode ser consultada via CPF

Os 20,8 milhões de titulares do Bolsa Família podem ter o seu pagamento bloqueado. É que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) admitiu que o pente-fino nos cadastros continua, e por isso há chance de algumas famílias terem seu pagamento bloqueado por irregularidades.

bolsa família bloqueado
Lista de BLOQUEADOS no Bolsa Família de agosto já pode ser consultada via CPF
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mensalmente o governo federal, por meio do MDS, faz um tipo de revisão dos dados do Cadastro Único. Para isso, cruza as informações que possui em sua base de dados com outras bases públicas. É neste processo que pode haver bloqueio do Bolsa Família

Quando o Bolsa Família é bloqueado?

O Bolsa Família é bloqueado quando o governo identifica algum tipo de irregularidade no cadastro dos beneficiários. No entanto, esta medida é preventiva e permite que o titular do benefício conteste a decisão para voltar a receber. 

O bloqueio pode acontecer em situações como:

Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Eu explico sobre isso nesta matéria

Como consultar se o Bolsa Família foi bloqueado?

Para consultar se o Bolsa Família foi bloqueado e se preparar para o mês de agosto, o titular do benefício pode usar canais como:

O que fazer quando o Bolsa Família é bloqueado

No caso do bloqueio do Bolsa Família o titular do benefício, representante do grupo, deve cumprir com a exigência que causou o bloqueio. Por exemplo, vacinar as crianças ou fazer o acompanhamento nutricional. 

Também pode encontrar documentos que comprovem seu limite de renda, e justifique a falta das crianças na escola. Com essas comprovações em mãos o passo seguinte é:

Se o sistema entender que a família tem direito, ele devolve o pagamento que ficou retido. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile