Os 20,8 milhões de titulares do Bolsa Família podem ter o seu pagamento bloqueado. É que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) admitiu que o pente-fino nos cadastros continua, e por isso há chance de algumas famílias terem seu pagamento bloqueado por irregularidades.
Mensalmente o governo federal, por meio do MDS, faz um tipo de revisão dos dados do Cadastro Único. Para isso, cruza as informações que possui em sua base de dados com outras bases públicas. É neste processo que pode haver bloqueio do Bolsa Família.
Quando o Bolsa Família é bloqueado?
O Bolsa Família é bloqueado quando o governo identifica algum tipo de irregularidade no cadastro dos beneficiários. No entanto, esta medida é preventiva e permite que o titular do benefício conteste a decisão para voltar a receber.
O bloqueio pode acontecer em situações como:
- Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
- Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Eu explico sobre isso nesta matéria.
Como consultar se o Bolsa Família foi bloqueado?
Para consultar se o Bolsa Família foi bloqueado e se preparar para o mês de agosto, o titular do benefício pode usar canais como:
- App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
- Ligando para a Caixa – telefone 111;
- Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.
O que fazer quando o Bolsa Família é bloqueado
No caso do bloqueio do Bolsa Família o titular do benefício, representante do grupo, deve cumprir com a exigência que causou o bloqueio. Por exemplo, vacinar as crianças ou fazer o acompanhamento nutricional.
Também pode encontrar documentos que comprovem seu limite de renda, e justifique a falta das crianças na escola. Com essas comprovações em mãos o passo seguinte é:
- Agendar o comparecimento no CRAS mais próximo;
- Atualizar os dados do Cadastro Único;
- Apresentar os documentos necessários;
- Aguardar a liberação.
Se o sistema entender que a família tem direito, ele devolve o pagamento que ficou retido.