SURPRESA! Auxílio-gás pode cair antes do previsto em agosto

O pagamento do Auxílio-gás pode cair na conta antes do planejado para milhares de pessoas. O próximo depósito acontece em agosto e deve beneficiar 5,8 milhões de famílias por todo Brasil. Alguns deles não precisarão aguardar até o fim do mês para receber. 

auxílio-gás
SURPRESA! Auxilio-gás pode cair antes do previsto em agosto
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O auxílio-gás libera 100% da média de valor nacional para o botijão de gás de cozinha de 13 kg a cada dois meses. Desta vez a quantia deve ficar em torno de R$ 100 a R$ 110. 

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) apura o valor do produto em todo país, tira a sua média e envia para que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) use como referência para o pagamento. 

Antecipação de pagamento do Auxílio-gás

Haverá antecipação de pagamento do Auxílio-gás para alguns grupos. Com ordem do MDS, independente do final do NIS (Número de Identificação Social) do titular do benefício, todos receberão no primeiro dia do calendário. 

Para se ter uma ideia de como isso influencia no resultado final, o cidadão que tem NIS final 0 e que receberia o auxílio para compra do gás em 30 de agosto vai sacar no primeiro dia do cronograma. 

O benefício será concedido para:

  • Dia 19 de agosto (primeiroi dia do calendário): para quem mora em cidade ou estado onde foi decretada situação de calamidade pública por desastre natural. No Rio Grande do Sul a antecipação vale para todo o ano de 2024. 

Para os demais cidadãos de todo país o calendário segue a ordem:

Número final do NIS Data de pagamento
1 19 de agosto
2 20 de agosto
3 21 de agosto
4 22 de agosto
5 23 de agosto
6 26 de agosto
7 27 de agosto
8 28 de agosto
9 29 de agosto
0 30 de agosto

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com