Algumas ações do governo federal vêm atingindo o INSS, Bolsa Família e o salário mínimo. As mudanças podem gerar cortes e bloqueios nos pagamentos dos brasileiros. Entenda melhor os desdobramentos das recentes decisões do governo federal e do STF.
Os pagamentos do INSS e Bolsa Família contribuem para que os cidadãos tenham uma melhor qualidade de vida. Os depósitos são mensais e no caso dos benefícios previdenciários, seguem o salário mínimo. Neste ano algumas decisões do STF, dos Ministérios do Orçamento e da Fazenda acabaram afetando os brasileiros.
Revisão no INSS e Bolsa Família
- A primeira grande mudança foi quanto a revisão da vida toda, que ainda não foi julgada de fato, mas já foi considerada impraticável.
- Isso porque o Supremo Tribunal Federal – STF aprovou o uso do fator previdenciário como mecanismo de correção dos benefícios da Previdência o que impossibilitaria a inclusão de contribuições antigas no cálculo.
- A especialista do FDR Laura Alvarenga comenta melhor sobre a revisão da vida toda, clique aqui e entenda esse recurso.
- Além disso, o governo também faz uma revisão dos benefícios previdenciários, que já cortou aposentadorias, pensões e auxílio em todo o país.
- Só de janeiro a maio deste ano os cortes resultaram em uma economia de R$ 750.
- O governo também anunciou um pente-fino no Bolsa Família, essa ação tem gerado bloqueios, suspensões e cortes.
Atualização do salário mínimo
- Desde o ano passado o piso salarial é reajustado a partir da Política de Valorização Salarial.
- Por isso, para o próximo ano a Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê um aumento de 6,37% no salário mínimo, fazendo com que o piso salário de 2025 seja de R$ 1.502.
- Esse valor é apenas uma previsão divulgada em abril desde ano, ele ainda precisa ser oficialmente implementado pelo presidente Lula, o que só vai acontecer no final do ano.