Novas regras do Bolsa Família: atualização urgente para titulares; saiba mais

De acordo com as novas regras do Bolsa Família, periodicamente o poder público tem o direito de revisar os dados do Cadastro Único e solicitar atualização. Quando isso acontece o titular do benefício deve estar preparado para atualizar as informações e garantir o pagamento. 

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Novas regras do Bolsa Família: atualização urgente para titulares; saiba mais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O beneficiário é convocado para atualizar os dados do Cadastro Único e manter o pagamento do Bolsa Família por meio de notificação enviada por SMS, no App do Caixa Tem ou extrato bancário. O procedimento acontece no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Quem precisa atualizar o Cadastro Único?

As famílias inscritas no Bolsa Família e que necessitam de atualização do Cadastro Único podem ter seu benefício suspenso. O pagamento é cessado até que o titular faça toda a regularização comprovando que tem direito ao benefício. 

A atualização é necessária quando:

  • A família mudou de endereço;
  • As crianças e adolescentes mudaram de escola;
  • Existe um novo membro na família (ex.: nascimento, adoção, termo de guarda);
  • Houve mudança na renda da família;
  • Foi convocado para atualização porque:
    • as crianças de até 7 anos não passaram por acompanhamento nutricional nos últimos seis meses (feito no posto de saúde);
    • as crianças e adolescentes estão com caderneta de vacinação desatualizada;
    • as gestantes não passaram por consulta pré-natal;
    • as crianças e adolescentes estão frequentando menos de 85% das aulas por mês. 

Como fazer a atualização de dados do Bolsa Família?

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal liberou seus funcionários para atualização dos dados do Cadastro Único por busca ativa, isto é, comparecendo até a casa dos beneficiários do Bolsa Família. 

Mas, não é em todo país que o processo acontece assim. Por isso, ao ser convocado para atualização é preciso que o titular do benefício:

  • Agende o atendimento no CRAS da sua cidade;
  • Compareça com documento com foto;
  • Atualize todos os dados do Cadastro Único;
  • Aguarde a liberação do seu benefício que ficou represado. 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com