Benefício pago para idosos e pessoas com deficiência pode ser cortado; veja como proteger salário

Na última sexta-feira (26) foram publicadas duas portarias pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mudando as regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A ideia é formalizar o pente-fino e o corte desse auxílio. 

bpc cortado
Benefício pago para idosos e pessoas com deficiência pode ser cortado; veja como proteger salário (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O número de concessões do BPC chamou atenção do governo. No primeiro semestre de 2024, as despesas com esse benefício cresceram 29% em relação ao mesmo período de 2023.

Diante disso, o poder público decidiu dar início a um pente-fino que deve cortar da lista de beneficiados aqueles que já não atendem mais as regras de acesso ao programa. 

Pente-fino nos pagamentos do BPC

São duas portarias publicadas na última sexta-feira (26), uma em conjunto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). E outra do MDS com o ministério da Previdência Social.  

As duas têm objetivo de dar início ao processo de pente-fino nos pagamentos do BPC em busca de excluir todos aqueles que tiverem indícios de fraude.

Hoje, para receber o programa é preciso estar inscrito no Cadastro Único, ter renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa da família, possuir mais de 65 anos ou ter alguma deficiência. 

O que as portarias estabelecem são prazos e condições do processo de análise dos benefícios, inclusive para comprovação de que o cidadão tem direito de receber aquele salário

Portaria MDS/INSS n°28

Portaria MDS/MPS n°27

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile