Até 31 de agosto a Caixa Econômica vai depositar na conta do trabalhador o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A soma dos lucros obtidos no ano passado chegaram a um novo recorde, e por isso as expectativas de distribuição são muito boas.
O lucro do FGTS em 2023 alcançou R$ 23,4 bilhões, sendo relativo ao retorno dos investimentos feitos pela Caixa Econômica que usam recurso do Fundo de Garantia. Agora, o Conselhor Curador do FGTS vai se reunir para decidir quanto deste total será liberado aos trabalhadores.
Quem tem direito de receber o lucro do FGTS?
Não basta ter uma conta no FGTS para receber a distribuição de lucros. O benefício será concedido ao trabalhador que:
- Tinha uma conta no FGTS aberta até dezembro de 2023;
- Tinha saldo positivo nesta conta até dezembro de 2023.
Isso significa que mesmo tendo a conta do Fundo de Garantia no ano passado se ela não tinha saldo o trabalhador não tem direito. E caso a conta tenha sido aberta neste ano também não vai adiantar.
Quanto maior o saldo somado em dezembro de 2023, maior será a quantia recebida em lucro. O índice que será calculado sobre esse saldo ainda não foi divulgado pelo Conselho Curador.
Consultar depósito do lucro do FGTS
Até a reunião do Conselho Curador em 6 de agosto a distribuição do lucro do FGTS ainda é uma expectativa. Isso significa que é preciso a confirmação nesta data para ter certeza de quanto será recebido.
Em 2022 e 2023 foi aprovada a distribuição de 99% do lucro para os trabalhadores, agora Mario Avelino, presidente do IFGT, avalia que o percentual de distribuição neste ano seja de 90%, o que daria em torno de R$ 21 bilhões.
Avelino também estima que o fator multiplicador para calcular quanto cada conta deve receber fique em 3,6620%. Isso significa multiplicar o saldo da conta em dezembro de 2023 por 3,6620%.
Assim que o depósito for feito é possível consultar da seguinte forma:
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Clique em “Meu FGTS”;
- Selecione o contrato de trabalho onde há saldo, e clique em “+”;
- Ao consultar o extrato perceba um novo depósito que será descrito como “Lucro”.