Em um importante anúncio para milhões de brasileiros, o Governo Federal confirmou novas regras para a aposentadoria que beneficiam especialmente aqueles que já contribuíram por muitos anos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A medida, anunciada pelo presidente Lula, coloca fim à exigência de idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição, abrindo caminho para que trabalhadores com longo tempo de contribuição possam se aposentar mais cedo.
Agora, mulheres com pelo menos 30 anos de contribuição e homens com 35 anos podem solicitar a aposentadoria sem a necessidade de atingir uma idade mínima. Isso é especialmente benéfico para aqueles que começaram a trabalhar bem jovens.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.
Confira as novas regras da aposentadoria do INSS no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
Nova regra da aposentadoria
Substituindo o Fator Previdenciário, a Fórmula 86/96 é mais uma alteração importante. Esta nova fórmula calcula a pontuação somando a idade do beneficiário com o tempo de contribuição, exigindo que as mulheres alcancem 86 pontos e os homens 96 pontos para se qualificarem para a aposentadoria.
Todas essas mudanças têm como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, ao mesmo tempo em que garantem proteção e segurança financeira aos futuros beneficiários.
Como solicitar a aposentadoria?
Para iniciar o processo de aposentadoria, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.