Na última segunda-feira (22) o Banco Central confirmou o adiamento da nova função do PIX, chamada de PIX automático. A ideia inicial era de que essa modalidade estivesse disponível para os brasileiros em outubro, mas foi adiada para o próximo ano.
O PIX tem se tornado um método de pagamento cada vez mais eficaz. Isso porque, em qualquer lugar que o cidadão vai hoje é possível pagar o seu consumo por esse modelo. Sem custo para quem recebe, e sem a necessidade de andar com dinheiro em cédulas para quem paga.
Função do PIX automático foi adiada para 2025
Os brasileiros terão que aguardar cerca de um ano para acessarem a função PIX automático. Por meio dela o consumidor pode programar o pagamento de cobranças recorrentes para que sejam quitadas via PIX.
Vai funcionar em um esquema muito parecido com o débito automático que já existe hoje. O cliente programa para o dia X que a cobrança Y seja paga por pagamento instantâneo.
A diferença com o débito automático, porém, é que não será preciso um acordo com a empresa que receberá o pagamento. Basta que o cliente habilite essa função no App do banco.
A medida vai valer para cobranças como:
- contas de água e luz;
- escolas e faculdades;
- academias;
- condomínios;
- parcelamento de empréstimos.
Quando o PIX automático vai ficar disponível?
Com o adiamento do Banco Central, agora o PIX automático deve ficar disponível para daqui um ano. A nova data definida foi:
- 16 de junho de 2025.
O lançamento da função PIX Agendado Recorrente ficou mantido para 28 de outubro de 2024. Essa modalidade será parecida com uma transferência entre contas, mas valendo apenas para troca de dinheiro de pessoa física para pessoa física.
A ideia é que seja usada para pagamento de aluguel para pessoa física, para diarista, maquiadora e qualquer outra prestador de serviço que receba o dinheiro em sua conta pessoal.