Governo CONVOCA brasileiros com documento antigo e CPF final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9

O Governo Federal está convocando brasileiros com CPF final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 e a antiga identidade para realizar a emissão do novo RG. A medida visa modernizar os sistemas de identificação e garantir maior segurança e praticidade aos cidadãos.

Governo CONVOCA brasileiros com documento antigo e
CPF final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A nova Carteira de Identidade Nacional conta com um único número de identificação, que será o mesmo do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Entre as características de segurança, destacam-se o QR Code, a tecnologia blockchain e elementos gráficos específicos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a nova carteira de identidade, confira.

Novo RG gratuito

A emissão da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, até para quem já possui o modelo antigo. Para isso, você deve agendar a solicitação através da unidade que emite documentos no seu estado e seguir o passo a passo.

Carteira de identidade antiga

A emissão da nova carteira de identidade está disponível em todo o país desde janeiro de 2024, porém, o antigo RG será válido até fevereiro de 2032, ou seja, não precisa ter pressa para realizar a emissão. 

Além disso, como dito acima, a primeira emissão do novo documento será gratuita, uma vez que o mesmo possui prazo de validade.

Informações presentes no novo RG 

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile