O pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda começará nesta semana, mais precisamente no dia 31 de julho, contemplando milhares de contribuintes em todo o país.
Esse novo ciclo de devoluções inclui pessoas físicas que entregaram sua declaração do IR no início do prazo, priorizando idosos, portadores de doenças graves e contribuintes com deficiência. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento da declaração.
A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso concedido aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o valor conforme os cálculos da Receita Federal. Geralmente, a restituição é dividida em cinco lotes pagos ao longo do ano.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o Imposto de Renda, confira.
Quem tem prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda?
- Contribuintes idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes do Rio Grande do Sul;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida;
- Contribuintes que optaram por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Calendário 3º lote da restituição
Os pagamentos do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no dia 31 de julho. A consulta para este lote foi liberada no último dia 21 de julho, através do site da Receita Federal.
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Como consultar a restituição?
Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste terceiro lote a restituição do Imposto de Renda, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.