Em uma medida que promete aliviar as finanças de muitos idosos, o Governo Federal ampliou os benefícios da Carteira da Pessoa Idosa, facilitando o acesso de idosos a descontos em diversos serviços e garantindo mais qualidade de vida.
Um dos benefícios da Carteira do Idoso é o acesso facilitado aos serviços de transporte interestadual, garantindo maior mobilidade a eles. A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios para idosos, confira.
O que mudou?
- Emissão online: agora é possível solicitar a Carteira do Idosa pela internet, sem a necessidade de ir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Validade prorrogada: a validade da carteira foi prorrogada para facilitar a vida dos idosos durante a pandemia;
- Mais benefícios: a Carteira do Idosa garante diversos descontos e facilidades, como gratuidade em transportes interestaduais e descontos em cinemas, teatros e outros estabelecimentos;
- Versão digital: a carteira pode ser apresentada em formato digital, facilitando o dia a dia dos idosos.
Benefícios garantidos pela Carteira do Idoso
Os idosos que possuem a Carteira do Idoso tem diversos benefícios que facilitam as atividades feitas ao longo do dia, são eles:
- Gratuidade de pagamentos e acesso prioritário em diversos estabelecimentos;
- Atendimento prioritário em órgãos públicos;
- Gratuidade de viagens interestaduais feitas de ônibus;
- Gratuidade para utilizar o transporte público.
Como fazer a Carteira do Idoso?
Siga os passos abaixo para solicitar a sua Carteira do Idoso:
- Basta acessar o site da Carteira do Idoso;
- Preencher os dados e clicar em avançar;
- Após, basta concluir o pedido e esperar que a Carteira seja emitida.
Caso você esteja renovando, basta acessar o mesmo site e clicar na opção ‘Renovação’. Logo após, será necessário atualizar seus dados e verificar se tem alguma pendência, se houver, você deve entrar em contato com o CadÚnico.