Moradia GRATUITA pelo Minha Casa Minha Vida foi modificada ganhando novos critérios

O programa Minha Casa Minha Vida, reformulado no ano passado, agora inclui novos critérios de elegibilidade, permitindo que famílias com renda de até R$ 8 mil em áreas urbanas e R$ 96 mil anuais em áreas rurais se qualifiquem para benefícios. 

Moradia GRATUITA pelo Minha Casa Minha Vida foi modificada ganhando novos critérios. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Essas mudanças no Minha Casa Minha Vida ampliam o alcance do programa, atendendo a um maior número de famílias. Em 2023, o governo federal entregou mais de 21 mil novas unidades habitacionais e reiniciou a construção de outras 22 mil que estavam paralisadas. 

Com mais de 500 mil novas moradias contratadas, a meta é atingir dois milhões até 2026, consolidando o compromisso com a expansão habitacional. Embora o programa Minha Casa Minha Vida já tenha beneficiado muitas famílias, ainda existem diversas dúvidas sobre as novas diretrizes. 

O programa Minha Casa Minha Vida está passando por reformas importantes para otimizar o uso dos recursos disponíveis. Recentemente, um aumento alarmante de 42% no financiamento de imóveis usados levou o Ministério das Cidades a revisar sua estratégia de alocação de fundos.

Para abordar essa questão, o ministério está criando novas diretrizes que visam um equilíbrio mais eficaz no orçamento do programa. As alterações pretendem redirecionar os investimentos para a construção de novas moradias, assegurando um uso mais eficiente dos recursos e alinhado aos objetivos de crescimento econômico do programa.

A recente decisão de limitar o financiamento de imóveis usados no programa Minha Casa Minha Vida foi um ponto central na última reunião do Conselho Curador do FGTS. Essa medida busca revitalizar o setor imobiliário e incentivar a construção de novas unidades habitacionais.

Ao priorizar projetos de novas construções, a estratégia pretende estimular o desenvolvimento urbano e impulsionar a criação de empregos. Com o apoio de entidades como a Confederação Nacional da Indústria e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a iniciativa promete trazer benefícios significativos para a economia e melhorar a qualidade de vida das famílias brasileiras.

A seguir, abordaremos as principais perguntas e esclarecimentos sobre as atualizações do programa. Se você ainda tem perguntas sobre o Minha Casa Minha Vida, continue lendo para descobrir as respostas às questões mais frequentes e entender melhor como o programa pode atender suas necessidades.

Faixas do Minha Casa Minha Vida 

Faixas urbanas:

  • Faixa 1: Renda bruta familiar mensal de até R$ 2.640,00. Bem direcionada para famílias de baixa renda, oferece maior subsídio e menores taxas de juros, podendo financiar até 100% do imóvel;

  • Faixa 2: Renda bruta familiar mensal entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00. Com subsídios e juros moderados, é indicada para famílias de renda média;

  • Faixa 3: Renda bruta mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00. Orientada também para renda média, porém com menor subsídio e juros um pouco mais elevados que a faixa 2.

Faixas rurais:

  • Faixa 1: Renda bruta familiar anual de até R$ 31.680,00;

  • Faixa 2: Renda bruta familiar anual de R$ 31.680,01 a R$ 52.800,00;

  • Faixa 3: Renda bruta familiar anual de R$ 52.800,01 a R$ 96.000,00.

Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida?

O pedido de inscrição para concorrer a um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida segue diferentes passos a depender da faixa de renda em que a família está inserida.

Para famílias da Faixa 1:

  • As famílias devem se inscrever no plano de moradias do governo e isso pode ser feito na prefeitura da cidade em que residem;

  • Após a inscrição feita na prefeitura, os dados das famílias são validados pela Caixa e, aquelas que forem aprovadas, são comunicadas sobre a data do sorteio das moradias (leia mais sobre os critérios de validação abaixo);

  • Os sorteios são feitos quando a cidade não possui um número de unidades habitacionais suficiente para atender a todas as famílias cadastradas no plano de moradias;

  • Ao ser contemplada com uma unidade habitacional, a família será informada sobre a data e os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel;

  • Após a aprovação e validação do cadastro, a família assina o contrato de financiamento.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a validação dos dados das famílias inseridas na Faixa 1 passa por alguns critérios:

  • A família precisa ter renda mensal bruta de até R$ 2.640;

  • Nenhum integrante pode ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel residencial;

  • A família não pode ter recebido nenhum benefício de natureza habitacional do governo municipal, estadual ou federal;

  • A família não pode ter recebido descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS;

  • A família não pode ter recebido descontos destinados à aquisição de material de construção para fins de conclusão, ampliação, reforma ou melhoria de um imóvel;

  • Para a inscrição da família no plano de moradias do governo na prefeitura, é necessário apresentar um documento oficial de identificação, mas outros documentos podem ser exigidos, como comprovantes de renda, por exemplo.

Para as famílias inseridas na Faixa 2 e na Faixa 3:

  • A família deve ter renda bruta mensal de até R$ 8 mil;

  • A contratação pode ser feita por meio de uma entidade organizadora participante do programa Minha Casa, Minha Vida ou individualmente e direto com a Caixa;

  • A família precisa já ter um imóvel escolhido para, então, fazer uma simulação de financiamento habitacional por meio do site da Caixa – assim vai saber detalhes sobre prazos e condições e entender qual proposta se encaixa no orçamento familiar;

  • Na simulação, é necessário informar o tipo de financiamento desejado, o valor aproximado do imóvel, a localização do imóvel, dados pessoais (como documento de identidade e telefone) e a renda bruta familiar mensal;

  • Após o fornecimento desses dados, o site apresenta as opções de financiamento;

  • Escolhida a opção, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento, além de oferecer uma ferramenta para a comparação de cenários de juros;

  • Se a família aprovar o resultado apresentado na simulação, um representante deve ir até uma agência Caixa ou no correspondente Caixa Aqui, para entregar ao banco a documentação (leia mais abaixo);

  • A Caixa analisa a documentação pessoal e do imóvel;

  • Após a aprovação e validação, a família assina o contrato de financiamento.

Para a validação do financiamento pela Caixa, o beneficiário precisa apresentar:

  • Documentos pessoais: documento de identidade, CPF, comprovantes de residência, renda e estado civil, declaração de imposto de renda (ou de isenção);

  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis já construídos): contrato de compra e venda, certidão de logradouro e matrícula do imóvel atualizada;

  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis na planta): projeto da construção aprovado, alvará de construção, matrícula da obra no INSS, memorial descritivo da construção, anotação de responsabilidade técnica (ART), orçamento, declaração de esgoto e elétrica e dados do responsável técnico pela construção.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.