Está circulando na internet a informação de que o governo federal está distribuindo celulares para jovens de baixa renda. A ideia seria aumentar a inclusão digital desse grupo, ao permitir que eles tenham acesso a um aparelho de comunicação e conexão a internet.
O governo federal possuí um programa chamado Internet Brasil, idealizado pelo Ministério das Comunicações e pelo Ministério da Educação. O seu objetivo é oferecer a oportunidade dos jovens de baixa renda acessarem a internet de forma totalmente gratuita.
Governo federal está dando celular para os jovens?
Não! Em abril deste ano o governo federal já se pronunciou sobre as falsas notícias que traziam apromessa de entrega de aparelhos celulares aos jovens de baixa renda.
O compromisso do poder público por meio Internet Brasil é distribuir chips gratuitos. São chips neutros, isto é, sem linha telefônica, que dão acesso a internet por meio dos dados móveis.
Os jovens que recebem esses chips podem vincula-lo a uma operadora de telefonia, recargar e conseguir fazer ligações. Caso contrário, somente conseguirão a conexão via internet.
“Peças de desinformação estão alegando que o programa distribuiria aparelhos de telefonia celular, o que não é verdade”, informou o governo pela Secretaria de Comunicação Social.
Como funciona o Internet Brasil
O Internet Brasil tem o objetivo de distribuir até o final de 2024 pelo menos 700 mil chips de internet móvel. Os primeiros a receber foram os moradores dos estados nordestinos.
Para ter acesso ao chip é preciso estar matriculado na escola de rede pública, e ser inscrito no Cadastro Único.
Os responsáveis pelos alunos são chamados na escola para retirada do chip que já vem carregado com internet. A ideia é que esses alunos possam ter acesso a internet para fazerem pesquisas, se comunicarem e aumentarem seu engajamento na escola.