Consulta do 3º lote está liberada! Veja quem recebe a restituição do Imposto de Renda em julho

A Receita Federal disponibilizou a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. No Mato Grosso do Sul (MS), 99.873 contribuintes serão beneficiados, totalizando R$ 131.598.003,36 em devoluções, que serão creditadas nas contas informadas pelos declarantes no dia 31 de julho.

Consulta do 3º lote está liberada! Veja quem recebe a restituição do Imposto de Renda em julho. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Para verificar se a restituição do Imposto de Renda está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e escolher “Consultar a Restituição”. No portal, há orientações detalhadas e canais de atendimento para simplificar a consulta da situação da declaração, que pode ser feita de forma completa pelo extrato de processamento no e-CAC. 

Se houver alguma pendência, é possível corrigir a declaração e retificar as informações necessárias. A restituição do Imposto de Renda será depositada diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio de uma chave Pix. 

Caso o crédito não seja realizado, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse período, o contribuinte poderá reagendar o crédito. A Receita Federal destaca a importância de acompanhar a situação das declarações e manter os dados bancários atualizados para garantir o recebimento das restituições de forma eficiente e segura.

O calendário de restituições vai até setembro, incluindo lotes residuais para contribuintes que caíram na malha fina ou corrigiram suas declarações após os lotes iniciais. Abaixo, você encontra o calendário de restituições. Neste artigo eu te explico onde a restituição do Imposto de Renda será depositada. Confira!

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Consulta da restituição do Imposto de Renda 2024

Para consultar se foi incluído no próximo lote de restituição do IRPF 2024, o contribuinte deve esperar uma semana antes da data de pagamento e seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;

  2. Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;

  3. Em seguida “Iniciar”;

  4. Informe: CPF do titular, data de nascimento e ano;

  5. Confirme.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile