A Receita Federal disponibilizou a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. No Mato Grosso do Sul (MS), 99.873 contribuintes serão beneficiados, totalizando R$ 131.598.003,36 em devoluções, que serão creditadas nas contas informadas pelos declarantes no dia 31 de julho.
Para verificar se a restituição do Imposto de Renda está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e escolher “Consultar a Restituição”. No portal, há orientações detalhadas e canais de atendimento para simplificar a consulta da situação da declaração, que pode ser feita de forma completa pelo extrato de processamento no e-CAC.
Se houver alguma pendência, é possível corrigir a declaração e retificar as informações necessárias. A restituição do Imposto de Renda será depositada diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio de uma chave Pix.
Caso o crédito não seja realizado, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse período, o contribuinte poderá reagendar o crédito. A Receita Federal destaca a importância de acompanhar a situação das declarações e manter os dados bancários atualizados para garantir o recebimento das restituições de forma eficiente e segura.
O calendário de restituições vai até setembro, incluindo lotes residuais para contribuintes que caíram na malha fina ou corrigiram suas declarações após os lotes iniciais. Abaixo, você encontra o calendário de restituições. Neste artigo eu te explico onde a restituição do Imposto de Renda será depositada. Confira!
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
-
Primeiro lote: 31 de maio [pago];
-
Segundo lote: 28 de junho [pago];
-
Terceiro lote: 31 de julho;
-
Quarto lote: 30 de agosto;
-
Quinto lote: 30 de setembro.
Consulta da restituição do Imposto de Renda 2024
Para consultar se foi incluído no próximo lote de restituição do IRPF 2024, o contribuinte deve esperar uma semana antes da data de pagamento e seguir este passo a passo:
-
Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;
-
Em seguida “Iniciar”;
-
Informe: CPF do titular, data de nascimento e ano;
-
Confirme.