Vai começar o pente-fino do INSS que pode resultar em cancelamentos de auxílios em todo o país. Para evitar perder o seu é possível adotar algumas ações, a primeira delas é manter os seus dados atualizados. Entenda melhor como será feita essa revisão de benefícios.
Desde 2003 o INSS mantém o programa permanente de monitoramento, revisão e apuração de indícios de irregularidade. O famoso pente-fino nada mais é que uma revisão nos dados dos beneficiários. Como o próprio nome já diz, o objetivo é encontrar irregularidades.
Essa revisão acontece através da checagem de dados. Para o mês de agosto deste ano o Instituto Nacional do Seguro Social já informou que novas medidas serão adotadas. Lembrando que esse pente-fino não é o procedimento de prova de vida.
Quem vai passar pela revisão de benefícios do INSS?
- Quem recebe o Benefício por Incapacidade Temporária, antigamente chamado de auxílio-doença;
- Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
Pente fino do INSS
- Nesse pente fino o Instituto Nacional do Seguro Social vai fazer o levantamento das dos laudos e exames que comprovam a necessidades dos benefícios citados acima.
- O programa de revisão será iniciado apenas no mês de agosto, mas quem precisar fazer a prorrogação do auxílio-doença agora já será direcionado à perícia médica presencial. A especialista do FDR Lila Cunha explica melhor sobre essa prorrogação, clique aqui e confira mais informações.
- Por isso, para evitar o cancelamento do auxílio-doença ou do BPC a recomendação é que o segurado mantenha os laudos e exames médicos atualizados
Notificação sobre o pente-fino
- Para conferir se está inserido nesse procedimento, o cidadão deve acessar o aplicativo ou site meu INSS ou ligar para a Central 135.
- Após a convocação o segurado terá o prazo de 30 dias para se apresentar.
- Se o agendamento não acontecer dentro do prazo estipulado, o benefício poderá ser cancelado.
- Após o cancelamento o cidadão poderá contestar a decisão do INSS também pelos canais citados acima.