Câmara aprova seguro-desemprego para microempreendedor MEI; veja como solicitar

Os Microempreendedores Individuais, conhecidos popularmente como “MEIs”, já podem comemorar a conquista de um novo direito: a Câmara dos Deputados aprovou uma nova proposta que oferecerá o seguro-desemprego para a categoria. Veja quando o benefício será disponibilizado.

Câmara aprova seguro-desemprego para microempreendedor MEI; veja como solicitar

Com a nova medida, os empreendedores que perderem a sua fonte de renda poderão contar com o seguro, que até o momento, ainda é restrito para trabalhadores formais no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, reuniu uma série de benefícios do Governo Federal para os microempreendedores, entre eles: uma nova opção de crédito, com juros reduzidos e flexibilidade no pagamento. Você pode conferir aqui.

Quem pode solicitar o seguro-desemprego sendo MEI?

Apesar de ainda não ter entrado em vigor, os microempreendedores já devem se preparar para os possíveis pré-requisitos estabelecidos pelo Governo Federal para o liberamento do benefício.

Veja quais são:

  • É preciso ter contribuído como MEI por um período mínimo, ainda a ser definido pela lei.

  • Comprovar que não possuem renda suficiente para seu sustento e de sua família após a interrupção da atividade.

  • Apresentar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para comprovar a situação financeira.

Quais são os benefícios do seguro-desemprego para os MEIs?

Entre os benefícios, estão:

  • Segurança financeira: o benefício garantirá uma renda mínima durante o período de desemprego, o que deve auxiliar nas despesas básicas, além de manter a estabilidade financeira;

  • Oferece um tempo para buscar novas oportunidades de trabalho ou reestruturar o negócio sem passar por situações de vulnerabilidade financeira;

  • Reduz o medo de empreender e incentiva o empreendedorismo com uma rede de proteção em caso de dificuldades.

Como e quando posso solicitar o seguro-desemprego sendo MEI?

É importante entender que a proposta só foi aprovada pela Câmara dos Deputados e ainda não entrou em vigor. A medida deve passar por discussões para aprovações no Senado para ser sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Depois de aprovada, o governo deverá definir os detalhes do benefício, como o pré-requisito para solicitação,  valor das parcelas e a duração do pagamento.

Outras notícias sobre o MEI estão disponíveis aqui no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).