CRAS emite alerta para inscritos; visita pode chegar na sua casa a qualquer momento

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) emitiu um alerta importante para os cidadãos inscritos nos programas sociais. Segundo o comunicado, visitas domiciliares estão sendo realizadas sem aviso prévio, podendo ocorrer a qualquer momento. 

CRAS emite alerta para inscritos; visita pode chegar na sua casa a
qualquer momento. (Imagem: Montagem realizada pela equipe de
redação do FDR.com.br)

A iniciativa tem o objetivo de garantir que as informações fornecidas pelas famílias são verdadeiras e que os benefícios sejam destinados a quem realmente necessita.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o CRAS, confira.

Visita domiciliar

As visitas do CRAS são para:

  • Atualizar seus dados: é importante que as informações do CadÚnico estejam sempre corretas para que você continue recebendo o Bolsa Família sem problemas;
  • Verificar se você ainda atende aos critérios do programa: as regras do Bolsa Família podem mudar, e a visita do CRAS garante que você receba o valor correto;
  • Oferecer outros serviços: o CRAS também pode te ajudar com outros programas sociais, como Vale Gás e serviços de saúde e educação.

O que fazer se o CRAS te visitar?

  • Tenha em mãos seus documentos: RG, CPF, Carteirinha do Bolsa Família e comprovante de residência atualizado;
  • Responda às perguntas com sinceridade: as informações coletadas são confidenciais e serão usadas apenas para atualizar seu cadastro;
  • Tire suas dúvidas: aproveite a oportunidade para perguntar ao agente do CRAS sobre o Bolsa Família ou outros programas sociais.

Outras visitas

Além das visitas domiciliares do CRAS, também estão ocorrendo visitas do INSS para verificar se todas as informações de beneficiários do Instituto estão corretas, caso não, os benefícios serão cortados.

Correndo assim, o risco de ficar sem receber benefícios como BPC e benefício por incapacidade temporária.

O Governo Federal também está prevendo cortes no abono salarial do PIS/PASEP, para revisar as regras de elegibilidade e restringir o benefício a um grupo menor de trabalhadores; o seguro-desemprego do FGTS, o qual pretendem reduzir o número de parcelas e também revisar os critérios; e a previdência dos militares também poderá ser revisada com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.