ALERTA! Bolsa Família faz BLOQUEIO silencioso de 700 mil beneficiários

Foi descoberta a fila de espera no Bolsa Família com pelo menos 700 mil inscritos no Cadastro Único. E que incluí grupos que atendem aos critérios, possuem a documentação necessária, mas estão com a entrada no programa bloqueada pelo governo federal. 

bolsa família
ALERTA! Bolsa Família faz BLOQUEIO silencioso de 700 mil beneficiários
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Embora em julho o governo tenha incluso 500 mil novas famílias no programa social, uma apuração do g1 mostrou que outras 700 mil aguardam ser aceitas. A razão do bloqueio de novos beneficiados pelo Bolsa Família é que falta dinheiro público para atender esse grupo. 

Quem está na fila de espera do Bolsa Família?

A fila de espera do Bolsa Família não é composta apenas por pessoas que estão no Cadastro Único, na verdade são classificados dessa forma aqueles que:

  • Estão no Cadastro Único;
  • Possuem renda familiar dentro do limite estipulado pelo programa, que é de R$ 218 por pessoa;
  • Apresentaram os documentos de identificação e comprovante de renda;
  • Os documentos foram analisados e aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Social;
  • Não são aceitos por falta de dinheiro público. 

Em dezembro passado haviam 175,9 mil famílias aguardando. Agora são 689,8 mil cadastros esperando na fila. Esse grupo precisa aguardar a disponibilidade de orçamento. 

Como saber que sai da fila de espera do Bolsa Família?

Infelizmente não existe um canal para consultar se está na fila de espera do Bolsa Família. Mas, se for aceito no programa o Ministério do Desenvolvimento Social vai entrar em contato com o representante da família. 

A pessoa que ficou como titular do benefício, o chefe da família, vai ser notificada sobre a aceitação do grupo no programa por meio de:

  • SMS – mensagem enviada pelo governo;
  • E-mail – endereço que tiver sido cadastro no CadÚnico;
  • App Bolsa Família – ao fazer login a informação estará disponível;
  • Por carta- com o envio do cartão do programa avisando sobre a entrada. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com