Idosos na MIRA do golpe! Valores pago pelo BPC são roubados de suas contas

Foi descoberto um golpe que está sendo aplicado a quem solicita o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os criminosos estão extorquindo os idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de pobreza, mas foram descobertos neste crime. 

inscritos bpc
Idosos na MIRA do golpe! Valores pago pelo BPC são roubados de suas contas
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Depois de se inscreverem no Cadastro Único o passo seguinte para receber o BPC é encaminhar o pedido ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo até a aceitação vai depender de perícia médica e avaliação social, mas todas as etapas são totalmente gratuitas. 

Golpe pede dinheiro de quem solicita o BPC

Foi descoberto pelo INSS que criminosos estão entrando em contato com os cidadãos que solicitaram o BPC, fingindo serem representantes do Instituto. Ao apresentarem um falso documento aos cidadãos, eles exigem até R$ 400 para liberar o benefício. 

O contato tem sido feito por ligação, mensagem de texto ou e-mail, e os golpistas chegam a falsificar documentos em busca de tornar o golpe ainda mais difícil de ser identificado.

Muitas vezes esses criminosos se deparam com pessoas que estão há meses tentando a aprovação do seu BPC, e que por consequência se tornam vítimas fáceis.

Ao prometer que o benefício será liberado mediante ao pagamento de um taxa, que na verdade é falsa, os bandidos roubam dinheiro dessas pessoas. 

O que fazer para não cair em golpes?

O primeiro passo para não cair em golpes é entender como funciona o benefício que está solicitando, neste caso o BPC. O INSS não aprova o auxílio sem que a pessoa que solicitou esteja dentro das regras de renda de até 1/4 do salário mínimo. 

Além disso, não é possível conseguir aprovação sem passar por perícia médica no caso de quem tem deficiência. Também é importante entender que:

  • O INSS nunca cobra taxa para solicitação de benefícios, aprovação do mesmo ou liberação de parcelas;
  • Não aceite mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas;
  • Não clique em links enviados via mensagem por quem você não conhece;
  • Nunca passe senhas pessoais a ninguém;
  • Em caso de dúvidas entre em contato com o INSS pelo número 135. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com